We can't find the internet
Attempting to reconnect
Something went wrong!
Hang in there while we get back on track
São Paulo concentra 8 das 10 cidades médias mais bem avaliadas do país
IPS Brasil revela desempenho socioambiental das melhores cidades médias brasileiras

Sete das dez cidades mais bem avaliadas do país, com população entre 100 mil e 500 mil habitantes (exceto capitais) estão no estado de São Paulo, segundo o Índice de Progresso Social - Brasil (IPS) Brasil. O levantamento analisa o desempenho socioambiental de todos os 5.570 municípios do país destacando aqueles que oferecem melhores condições de vida para seus moradores. Os dados reforçam a liderança paulista em áreas como acesso à educação, saúde e infraestrutura urbana.
Entre as dez cidades médias mais bem avaliadas pelo (IPS Brasil), oito ficam em São Paulo: São Carlos, Indaiatuba, Araraquara, São Caetano do Sul, Piracicaba, Araras, Itatiba e Valinhos. As outras três cidades estão localizadas nos estados do Paraná e de Minas Gerais. Nesse ranking, o município de São Carlos (SP) é o primeiro colocado em melhor qualidade de vida na média de pontuação, com nota 70,96 (índice 0-100).
A campeã, São Carlos, apresenta pouco menos de 255 mil habitantes (Censo 2022), conquistando uma das melhores notas do país na dimensão Oportunidades, onde foi ranqueada com a 10ª colocação geral (considerando todos os 5570 municípios avaliados pelo IPS). Essa dimensão avalia os Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha e o Acesso à Educação Superior. São Carlos também tem um desempenho na dimensão de Fundamentos do Bem-estar, onde ficou com a 28ª posição geral. Os Fundamentos do Bem-estar avaliam Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar e Qualidade do Meio Ambiente.
Os municípios de Indaiatuba (SP) e Araraquara (SP) ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição entre as cidades médias com maior progresso social no país, com notas de 70,47 e 70,22. Para compreender todas as dimensões, componentes e indicadores avaliados pelo IPS Brasil, clique aqui.
O ranking das cidades médias (entre 100 mil e 500 mil habitantes) não leva em consideração as capitais dos estados que eventualmente se enquadram entre as cidades médias por apresentarem características socioeconômicas e desafios distintos das demais, como: diferenças estruturais; dinâmica urbana; e desenvolvimento regional. Com isso, a análise permite entender melhor quais cidades médias se sobressaem independentemente da influência direta dos grandes centros urbanos.
A concentração dos melhores resultados no estado de São Paulo reflete não somente a disparidade entre estados e regiões, mas também a necessidade de políticas públicas mais inclusivas e equitativas que priorizem o progresso do país como um todo.
Top 10 melhores cidades médias do país
-
São Carlos (SP) - 70,96
-
Indaiatuba (SP) - 70,47
-
Araraquara (SP) - 70,22
-
São Caetano do Sul (SP) - 70,02
-
Maringá (PR) - 69,96
-
Piracicaba (SP) - 69,95
-
Nova Lima (MG) - 69,89
-
Araras (SP) - 69,13
-
Itatiba (SP) - 69,10
-
Valinhos (SP) - 69,07
O IPS Brasil
O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative que, desde 2014, coordena e divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. A partir de 2024, o IPS Brasil será atualizado anualmente para que seja possível comparar o desempenho socioambiental dos municípios ao longo do tempo.
O índice é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.
Em "Explore o IPS" é possível analisar o perfil detalhado de todos os municípios, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. A plataforma também permite comparar municípios que estão na mesma faixa de PIB, área e população, oferecendo uma ferramenta poderosa para gestores públicos, investidores sociais e a sociedade em geral entenderem melhor as dinâmicas de desenvolvimento local.
Explore insights sobre o desenvolvimento socioeconômico do país.
Explore o IPS Brasil