Social Progress destaca trabalho realizado no país como um dos maiores esforços de aplicação do IPS no mundo
O Índice de Progresso Social (IPS) do Brasil, que avalia o progresso social em 5.570 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, agora é destaque no site do Social Progress Imperative. Com uma das abordagens mais abrangentes e inovadoras para medir o desenvolvimento social em nível subnacional do mundo, o IPS Brasil oferece uma visão detalhada sobre as condições sociais e ambientais de cada localidade.
O Social Progress Imperative destacou que o IPS Brasil utiliza 53 indicadores obtidos de fontes públicas confiáveis e instituições de pesquisa renomadas, possibilitando uma análise comparativa entre municípios e estados em áreas como qualidade ambiental, habitação, educação, direitos, voz ativa e outros componentes essenciais para o bem-estar da sociedade.
O CEO do Social Progress Imperative, Michael Green, destacou o trabalho do IPS Brasil em abranger um país de dimensões continentais em um trabalho inovador e com muita qualidade nos dados. "Estou encantado em ver o Índice de Progresso Social finalmente amadurecer para abranger todos os municípios do Brasil. Integrar essa metodologia em mais de 5.500 municípios em um país continental como o Brasil exigiu um mergulho profundo na diversidade sociocultural do país. Isso demandou habilidade para trabalhar com as principais instituições governamentais e de pesquisa, bem como com a sociedade civil, para identificar indicadores frequentemente atualizados. Foi, sem dúvida, uma empreitada monumental. O Índice de Progresso Social do Brasil nos mostra onde estão as maiores necessidades”, afirmou o CEO.
Conforme Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil, o IPS se destaca por medir o que realmente importa para a vida das pessoas. "Para o Índice de Progresso Social do Brasil, não importa quanto o município investe. Queremos saber o resultado, saber se as pessoas vivem melhor no final. A cidade com maior renda nem sempre tem a melhor qualidade de vida".
Resultados
Os resultados mostram que o Distrito Federal e o Estado de São Paulo lideram o ranking nacional, ocupando o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. No entanto, ambos enfrentam desafios significativos no componente de Sociedade Inclusiva, com o Distrito Federal classificado em 26º lugar e São Paulo em 23º entre os 27 estados. Já os estados do Acre e Pará, embora apareçam nas últimas posições no ranking geral, apresentam pontos fortes no pilar de saúde, com o Pará ocupando a 4ª posição e o Acre a 8ª.
A partir de 2024, o IPS Brasil será atualizado anualmente, consolidando-se como uma ferramenta essencial para monitorar o progresso social e ambiental no país. Os resultados completos, bem como painéis interativos e análises detalhadas por município e estado, estão disponíveis no site do Social Progress Imperative. Esta iniciativa é um marco importante para fortalecer políticas públicas e fomentar o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Brasil.
Acesse o material completo no site do Social Progress Imperative - Clique aqui.
07/10/2024