Estado é um dos destaques do Índice de Progresso Social do Brasil 2024
O Ceará concentra 7 dos 15 melhores municípios em educação do Brasil, de acordo com a avaliação do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil) 2024. Este resultado mostra o sucesso das políticas educacionais implementadas no estado ao longo dos anos e ressalta a importância de ampliar políticas públicas na área da educação. Os outros oito municípios no Top 15 do ranking do IPS Brasil - Acesso ao Conhecimento Básico - estão localizados em São Paulo.
O IPS Brasil avalia o progresso social e a qualidade de vida com base em uma série de indicadores. A ferramenta permite uma análise detalhada e comparativa das condições educacionais nos municípios, utilizando um total de 53 indicadores provenientes de fontes oficiais e institutos de pesquisa. Para o ranking de educação, foram considerados aspectos como a qualidade do ensino, e o desempenho dos alunos. Os indicadores utilizados para chegar a esse ranking incluem:
Ao todo, 65 dos 184 municípios do Ceará conseguiram uma nota superior a 80 pontos no componente de Acesso ao Conhecimento Básico do IPS Brasil 2024. Somente cinco municípios do estado não ultrapassaram a média nacional que foi de 71,72 pontos.
A pequena Catunda, localizada a 258 km de Fortaleza, recebeu a quarta melhor classificação do país no Acesso ao Conhecimento Básico do IPS Brasil 2024 e a melhor nota no componente de educação do Ceará, com uma nota de 89,41. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), Catunda foi uma das oito cidades do Ceará que alcançaram 100% das crianças alfabetizadas em 2023. Conforme o IPS Brasil 2024, o município conseguiu ótimos desempenhos nos indicadores de Evasão no Ensino Médio, Distorção Idade-Série no Ensino Médio e Ideb do Ensino Fundamental. O IPS é uma ferramenta multidimensional que permite identificar os pontos fortes e fracos de municípios para então orientar projetos, políticas públicas e investimentos. Apesar do desempenho de destaque, o município, que abriga apenas 10.444 habitantes de acordo com o Censo 2022, fica na classificação 4.772 em relação aos 5.570 municípios do país em Acesso à Informação e Comunicação, e 4.735 no componente de Saúde e bem-estar.
Conhecida internacionalmente como o local da comprovação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, após um grupo de cientistas ter acompanhado o eclipse solar na região, em 1919, Sobral, localizado a 230 quilômetros de Fortaleza e com um população de aproximadamente 210 mil habitantes, ficou com a 12ª melhor nota nacional no componente de Acesso ao Conhecimento Básico, com a nota de 87,03. Para chegar neste desempenho, Sobral se destacou no controle da Distorção Idade-Série no Ensino Médio, Ideb Ensino Fundamental e Reprovação Escolar no Ensino Fundamental. O município, que também ficou em 5º na classificação geral do estado do Ceará no IPS Brasil 2024, simultaneamente reflete uma condição que merece atenção ao se posicionar em 5.440º lugar do Brasil no componente de Segurança Pessoal com apenas 17,51 pontos, e 4.992º lugar no componente de Inclusão Social, com 35,46 pontos.
As cidades do interior de São Paulo se destacaram no IPS Brasil 2024, com Gavião Peixoto liderando o ranking geral. O estado também se destacou no componente de Acesso ao Conhecimento Básico, com 635 dos 645 municípios superando a média nacional. Dentre eles, Santana da Ponte Pensa obteve a melhor nota, com 90,39 pontos. Apesar do desempenho positivo no componente, o município é um dos piores do país em Segurança Pessoal, com uma nota de 27,94 e ocupando a posição número 5263, com graves problemas no número de assassinatos de jovens, mortes por acidentes de transporte e homicídios em geral.
TOP 15 municípios melhor avaliados - Acesso ao Conhecimento Básico
O IPS Brasil
O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative que, desde 2014, coordena e divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. A partir de 2024, o IPS Brasil será atualizado anualmente para que seja possível comparar o desempenho socioambiental dos municípios ao longo do tempo.
O índice é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.
Em "Explore o IPS" é possível analisar o perfil detalhado de todos os municípios, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. A plataforma também permite comparar municípios que estão na mesma faixa de PIB, área e população, oferecendo uma ferramenta poderosa para gestores públicos, investidores sociais e a sociedade em geral entenderem melhor as dinâmicas de desenvolvimento local.
Mais informações - Clique aqui.